quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Para quem já se rendeu aos encantos das plantas...


O Pimento  (Capsicuum anuum)

Nativo da América Latina, o pimento é cultivado desde a pré-história no Peru e no México, tendo sido descoberto nas Caraíbas por Cristóvão Colombo.
Trata-se de uma planta herbácea, cultivada como anual nas regiões de clima temperado.
Esta planta pode atingir os 1,5metros de altura, as suas flores são geralmente de cor branca, e o seus frutos são geralmente em forma de bagas cónicas ou sub-esféricas, em que o espaço entre o mesocarpo e o endocarpo está cheio de ar.
A cor destes frutos apresenta igualmente uma enorme variedade, desde o verde (geralmente fruto imaturo)ao amarelo, laranja,  vermelho, roxo ou castanho.
Os pimentos podem ser consumidos crus ou cozinhados. Possuem um alto valor nutritivo, sendo rico em vitamina A e C, além de cálcio, fósforo e ferro.

A sua multiplicação é feita por semente,  possuindo um crescimento rápido.
Cultura exigente em intensidade luminosa, pouco tolerante ao frio (18º aos 25ºC) e a humidade relativa óptima para esta cultura ronda os 50-70%.
Cultura que se adapta a diversos tipos de solo, no  entanto o Pimento prefere os solos de textura arenosa ou franca, profundos e bem drenados. Deve-se evitar os solos argilosos.
É sensível às geadas, e as regas devem ser regulares, sendo no entanto, igualmente sensível ao excesso como ao défice de água no solo.
Aplicar adubo equilibrado, repartido em 3 aplicações, uma de fundo e as restantes na altura da floração e na maturação dos frutos. Cultura sensível à carência de cálcio e magnésio.

Deve ser colocado um tutor de bambu para impedir que a planta tombe.
Para incentivar o crescimento dos frutos, devem ser retiradas as gemas das primeiras hastes.
Como principais inimigos, têm os ácaros, afídeos, alfinete, escaravelho, lagarta do fruto, lagarta da folha, larvas mineiras, melolonta, mosca branca, roscas, tripes, nematodes, alternariose, antracnose, cladosporiose, etc.
Um remédio caseiro para estas pragas é o seguinte: fazer um líquido com dois dentes de alho, duas malaguetas, folhas de tomateiro e hortelã. Bater no liquidificador, coar e pulverizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário